sábado, 29 de dezembro de 2012

Fumaça de cigarro e os danos na saúde de seu bicho de estimação

Nossos donos gastam muito tempo tentando nos manter  em forma e saudáveis, se preocupam com nossa alimentação, higiene, prática de exercícios constantemente. Mas, qdo e qtos consideram a possibilidade de uma doença em nós, causada pela fumaça de cigarro??

Ainda bem q agora existe uma lei q proíbe os seres humanos de fumarem em locais públicos fechados. Antes disso, minha mãe vivia procurando pet shops onde os donos, funcionários e clientes não fumassem e soltassem a fumaça bem no meu focinho.

O professor do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Dr. Archivaldo Reche Junior, explica que a saúde dos animais de estimação também tem impacto por causa do vício dos seus tutores. “A exposição à fumaça do cigarro pode predispor os animais principalmente ás doenças respiratórias. Em gatos com bronquite asmática, há potencializarão e aumento da frequência das crises respiratórias podendo em alguns casos levar o gato à morte por insuficiência respiratória aguda”.

Dr. Marcello Rosa da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB), desenvolveu uma pesquisa onde foram analisados 30 cães da raça yorkshire, escolhida por ser de pequeno porte e permanecer sempre próxima ao dono. Eles foram divididos em 2 grupos de 15: um grupo de residências onde havia fumantes que consumiam pelo menos 20 cigarros por dia, e outro de residências onde não havia fumantes. Após análises das células do trato respiratório dos cães, o resultado foi preocupante. Todos os animais de residências com fumantes apresentaram presença de cotinina no organismo (um metabólito da nicotina), além de aumento de algumas populações celulares como macrófagos e linfócitos, e antracose (presença de partículas de carbono) nos citoplasmas das células.
 Dr. Marcello Rosa conclui que “a presença de antracose por si só já é grave, uma vez que pode desencadear doenças como o câncer de pulmão”.
O ambiente doméstico, cheio de fumaça, pode ser tão nocivo a esses animais que, quando são afastados desses locais, melhoram significativamente, muitas vezes sem necessidade de intervenção terapêutica.
Tanto nós cães como gatos de qualquer raça, bem como aves e outros animais, ninguém está a salvo dos malefícios das baforadas de nossos donos.

Mas olha só q interessante, 28% parariam de fumar por causa de seu cachorro, segundo uma pesquisa norte americana com cerca de 3.300 entrevistados.

Fontes: CPT, sonomapets, jornal da tarde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO