domingo, 3 de fevereiro de 2013

"A Menina de Sapatos Vermelhos"

Minha avó cantava para minha mãe qdo pequena uma canção japonesa, chamada "Akai Kutsu" ( Sapato Vermelho ).

A canção traduzida diz mais ou menos o seguinte:

" a menina de sapatos vermelhos
foi embora com um estrangeiro

embarcou num navio do cais de Yokohama
e foi embora com um estrangeiro

agora seus olhos podem ter se tornado azuis
morando numa terra estrangeira

qdo vejo sapatos vermelhos lembro de vc
toda vez q vejo um estrangeiro lembro de vc"

canção: Nagayo Motoori
letra: Ujoo Noguchi

Yokohama é a terra natal de meu avô e minha mãe já esteve no Parque de Yamashita onde existe uma estátua intitulada "A Menina de Sapatos Vermelhos", a mesma da canção.

A canção é baseada na história real, de Kimi Iwasaki, nascida em 15 de julho de 1902 em Shizuoka.
Com três anos, Kimi foi adotada por um casal missionário americano, Charles Hewett e sua esposa. Sua mãe, Kayo, sendo pobre, pensou que ela estaria fazendo o melhor para a sua filha.
Ao contrário do q diz a canção, Kimi nunca deixou o Japão. Quando chegou a hora dos Hewetts viajarem para a América,  descobriu-se que Kimi tinha tuberculose, incurável naquela época.  
Na dúvida de que sobrevivesse à longa viagem, ela foi deixada em um orfanato da Igreja Metodista de Tóquio. Lá Kimi morreu em 15 de setembro de 1911, aos nove anos. 

Na história q minha avó contava à minha mãe, existe a explicação do porque Kimi usava sapatos vermelhos; era q talvez tivessem sido um presente da mãe Kayo, comprados com sacrifício para a filha Kimi.

Ouça a música "Akai Kutsu" abaixo:



Fontes: youtube, bulldog2, ellie.blog.ocn.ne.jp, sbarnhill.mvps.org

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO