sexta-feira, 31 de julho de 2009

Hachiko - a lealdade do cão Akita


Hachiko era um Akita de um professor da Universidade de Tokyo chamado Eizaburo Ueno, morador dos arredores da estação de Shibuya.

Toda a manhã, Hachiko ia com o professor Ueno até a estação de trem, e voltava no fim da tarde para acompanhá-lo na volta para casa.

No dia 21 de maio de 1925, Hachiko tinha apenas um ano e meio de idade. Estava, como de costume, na estação à espera de seu dono que chegaria no trem das 16h. Porém, naquele fatídico dia, o professor Ueno não voltou. Tinha sofrido um derrame cerebral fatal na universidade.

Após a morte do professor, seus parentes e amigos passaram a cuidar do cão, mas Hachiko continuava indo todos os dias à estação, na esperança de que dono voltasse para casa. Muitos anos se passaram, e mesmo com dificuldades para caminhar, em decorrência de problemas de saúde, Hachiko continuava mantendo a rotina diária de ir até a estação. Sua vigília diária durou até o dia 7 de março de 1934, quando, com 11 anos e 4 meses, foi encontrado morto no local exato onde esperou o dono por tantos anos.

Em homenagem a Hachiko, hoje existe uma pequena estátua de bronze na estação de trem de Shibuya.
Acontece também anualmente no dia 8 de abril uma celebração a lealdade e devoção de Hachiko ao seu dono.

Em dezembro de 2009 será lançada no Brasil uma refilmagem com Richard Gere, Joan Allen e Jason Alexander - Hachiko: A Dog's Story

Existe um filme japonês q conta a história de Hachiko, veja trecho.
Aqui em São Paulo é possível encontrar o filme em dvd no bairro da Liberdade.
Mas preparem seus lenços!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO